Caldeiras e Man metros
Caldeiras e Manômetros
Nome 1
Nome 2
Nome 3
Caldeiras e Manometros
Fenômenos de Transporte – ENG0767, do Curso de
Engenharia Elétrica ........ da Universidade Estácio de Sá.
Rio de Janeiro
Março / 2012
1. Introdução
Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
O quadro a seguir apresenta uma distribuição das caldeiras levando em conta suas capacidades e pressões:
Principais Componentes de uma Caldeira
Paredes D'água
As paredes d’água constam de vários tubos dispostos verticalmente, um ao lado do outro, circundando lateralmente toda a fornalha e pelos quais a água absorvendo o calor da queima do combustível transforma-se em vapor, resultando então uma mistura de água e vapor que, em caldeiras de circulação natural, faz com que o vapor, de menor densidade que a coluna proveniente do(s) tubo(s) de descida, suba e alcance o tambor, o que, em caldeiras de circulação forçada, é conseguido através de bombas de circulação, as quais promovem este mesmo deslocamento.
Em algumas caldeiras as paredes d’água são membranadas, nas quais os tubos são aletados e/ou soldados uns aos outros, formando uma parede estanque. Os tubos aletados absorvem maior quantidade de calor e garantem a estanqueidade o que possibilita a operação em pressão positiva na região de queima. Esta é uma grande vantagem, pois evita a perda de calor e a passagem de gases tóxicos para o ambiente externo e a penetração de ar frio caso a pressão interna fique menor que a atmosfera.
A figura mostra um desenho típico de uma parede d’água selada. As paredes d’água são fabricadas em tubos de aço carbono, com baixo teor de carbono.
Tambor
A função do tambor é separar a água do vapor gerado nas paredes da fornalha (tubos das paredes d’água) e controlar a quantidade de sólidos dissolvidos na água