calculos
O ozônio existe na atmosfera e é gerado pela ação dos raios elétricos nos átomos de oxigênio, existentes no ar.
Por isto, dizemos que o ozônio é uma forma alotrópica do oxigênio. É uma molécula com três átomos de oxigênio.
É um gás incolor. O ozônio e conhecido como substância química, a habilidade do ozônio para desinfecção de água foi descoberta em 1886 e em 1891 testes pilotos já eram realizados. A primeira instalação industrial de ozônio ocorreu em 1893, na Holanda, para desinfecção na estação de tratamento de água potável da cidade.
O número de estações de tratamento de água utilizando ozônio cresceu 140 no mundo. O cloro, sempre mais barato e mais usado sofre grande revés, quando em 1975 se descobre que gera compostos cancerígenos organoclorados, subprodutos de reações com matéria orgânica. A principal preocupação quanto ao uso de cloro é a formação de organoclorados, os trihalometanos (THM),o ozônio é gerado quando uma corrente alternada de alta voltagem é descarregada na presença de oxigênio. O maior exemplo é o que ocorre na natureza, quando em dias de tempestade há grande produção de ozônio na atmosfera devido às elevadas descargas elétricas provenientes dos relâmpagos. O gerador de ozônio basicamente reproduz, de forma controlada e eficaz, este fenômeno natural, aliando alta tecnologia na área de materiais à eletroeletrônica avançada.
Desta forma, a geração de ozônio ocorre pelo princípio de descarga elétrica que acelera elétrons o suficiente para partir, através do impacto, as ligações da molécula de oxigênio. Os átomos livres reagem com outras moléculas de oxigênio para a formação do ozônio.
Em relação ao cloro, tem 1,5 vezes maior poder de oxidação e dependendo da substância que está sendo atacada é até 1500 vezes mais rápido. A pressão parcial do ozônio é bastante inferior à do oxigênio, sendo facilmente absorvido pela água; 50 vezes mais rápido que o oxigênio.
O que diferencia o ozônio dos diversos agentes