Calculo
UNIDADES
1.
2.
3.
4.
5.
Grandezas e unidades
Unidades fundamentais do SI
Unidades SI derivadas
Múltiplos e submúltiplos decimais das unidades do SI
Transformação de unidades
1. GRANDEZAS E UNIDADES
Comprimento, massa, temperatura, tempo, volume, força, quantidade de matéria, etc.
Não conseguimos definir grandeza, nem espécie de grandeza, porque são conceitos primitivos, quer dizer, termos não definidos, assim como são ponto, reta e plano na Geometria Elementar.
Embora não exista uma definição para grandeza, podemos entendê-la como sendo algo suscetível de ser comparado e, consequentemente, medido.
O valor de uma grandeza pode ser expresso por um número e uma unidade de medida. Exemplos:
25 K, 100 m.
É através das grandezas físicas que nós medimos ou quantificamos as propriedades da matéria e da energia. A unidade é apenas um exemplo específico da grandeza em questão, usada como referência. Para uma grandeza específica, podemos utilizar inúmeras unidades diferentes. Por exemplo, a velocidade v de uma partícula pode ser expressa sob a forma v = 25 m/s = 90 km/h, onde o metro por segundo e o quilômetro por hora são unidades alternativas para expressar o mesmo valor da grandeza velocidade. Embora saibamos que existem dezenas de grandezas físicas, alguns padrões e definições são estabelecidos para um número mínimo de grandezas fundamentais. A partir das grandezas denominadas fundamentais é que são definidas unidades para as demais grandezas, ditas grandezas derivadas. Dessa forma, da grandeza fundamental comprimento, cuja unidade é o metro, definem-se grandezas derivadas, como área (cuja unidade é metro quadrado) e volume (metro cúbico). Duas grandezas fundamentais, comprimento e tempo, definem as grandezas velocidade e aceleração.
Todavia, como é importante se dispor de um conjunto de unidades bem definidas, universalmente reconhecidas e fáceis de utilizar, para a infinidade de medições que suportam a complexidade de