Calculo Numerico
Autores: Jorge Miguel da Silva, Layssa Cristina Nickerson Taquary, Paulo Júnior Santos de Oliveira, Sinval Evangelista de Oliveira, Thiago Matteus Maulaz Coelho.
Modalidade do Trabalho: Científico
Área do Conhecimento: Engenharia Ambiental
Orientador: Profª. Esp. Gislene Maria de Melo
RESUMO
CONSTRUÇÃO DE POÇOS DE MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
COELHO, T.M.M.; OLIVEIRA, P.J.S.; OLIVEIRA, S.E.; SILVA, J.M.; TAQUARY, L.C.N1
E-mail: thiagomaulaz@gmail.com; pjunior_01@hotmail.com; sinvalevangelista@hotmail.com; jorgemarcelinosilva@hotmail.com; ltaquary@gmail.com.br.
Os postos de combustíveis configuram um grande potencial poluidor, pois são reservatórios de hidrocarbonetos, que na sua origem são prejudiciais à vida como um todo. A eventual falha no sistema de reservatórios e linhas de transmissão, ou acidentes poderá gerar contaminação no solo, ar e na água (seja ela superficial ou subterrânea) e também porque boa parte destes estabelecimentos estão instalados em áreas povoadas. A legislação ambiental é rigorosa no sentido de evitar contaminação por hidrocarbonetos, com normas que previnem situações que venha trazer danos ao meio ambiente. Existem várias técnicas de prevenção e monitoramento de vazamentos em tanques de armazenamento de combustíveis, entre elas está os poços de monitoramento de águas subterrâneas, que tem a finalidade de verificar o fluxo de água e facilitar a coleta de amostras para analise em laboratório, onde é analisada a presença de hidrocarbonetos. Uma vez identificado algum indicador de contaminação presente na água, é identificado o local do vazamento e sua extensão, onde são propostas as técnicas de remediação das áreas contaminadas, tais como a drenagem de material, tratamentos químicos e biorremediação. Este trabalho foi desenvolvido focando apenas em uma das técnicas de monitoramento, onde acompanhamos em um posto de combustível na região sudoeste da cidade de