CALCULO MEU 31 01 2015
Aula-tema: Conceito de Derivada e Regras de Derivação.Essa atividade é importante para poder verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algo intrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica estão intimamente ligadas a essas leis. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSO 1
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com ∆t → 0.
Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmulausada em cálculo e explicar o significado da função V (velocidade instantânea), a partir da função S (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço. Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo. =espaço
S´(t)=0+1vo . t¹+2ª t²-¹ 2
S´(t)= vo + at
=velocidade
V¹(t)=0 +1 a t¹-¹
= Aceleração
S(t) = so +vo t+
V(t)=vo+ 6t a( t ) = 6
s(t)=6.t² s(0)=6.0²=0 2 s (1)=6 .1² =3
2
s (2)=6 .2=12
2
PASSO 2
Montar uma tabela, usando seu exemplo acima, com os cálculos e plote num gráfico as funções “S(m) x t(s)” e “V(m/s) x t(s)” para um intervalo entre 0 a 5s, diga que tipo de função você tem e calcular a variação do espaço percorrido e a variação de velocidade para o intervalo dado. Calcular a área formada pela função da velocidade, para o intervalo dado acima.
S(m) T(s)
0
0
6
1
24
2
54
3
96
4
150
5