calculo do tempo padrão da operação
O Tempo Padrão é o tempo necessário para a produção de um determinado item, peça, unidade. É importante porque, a partir deste dado será possível determinar a eficiência do operador em relação a capacidade de produção, ou capacidade projetada.
O Tempo Padrão pode também se tornar uma meta de produtividade, obtendo assim um indicador, e consequentemente a análise e correção das falhas será mais rápida.
Para definirmos o TP seguimos uma ordem, segue:
Não dá pra cronometrar uma operação muito grande, o ideal é dividir essa operação em atividades
Estabelecer quantos ciclos serão cronometrados
Analisar a V ( velocidade) média do operador.
Durante a operação ocorrem algumas "paradas", interferências, quedas no ritmo da produção, na produtividade, nesse caso são denominadas tolerâncias, ou seja, tempos de não-produção, são elas:
Tolerância pessoal (TP): necessidades pessoais do operador. Aqui em média se utiliza 2 a 5% do tempo da operação, alguns autores defendem uma parada entre 10 e 20 minutos a cada 8 h.
Tolerância por fadiga (TF): essa indicação é usada para operações que necessitem que os operadores façam esforços muito grandes ( trabalho pesado). Aqui, nesse casos se utiliza 15 a 25% na indústria, devido a exposição a ambientes com ruídos, iluminação inadequada etc, e 5% em escritórios.
Tolerância para tempo de espera (TE): quando ocorre necessidade de manutenção não programada por máquinas com mau funcionamento, quebradas, ou ainda falhas nas ferramentas, parada por falhas acusadas pelos inspetores da qualidade, auditores. A porcentagem aqui é definida com base nos controles de produção, ou seja, vamos estabelecer uma média de ocorrencias em um determinado período e testar
Montando o cálculo:
Depois de calcular o TM - tempo médio, calcule o TN - tempo normal, da seguinte maneira:
TN= TM x V
Depois calcule o Tempo Padrão, assim:
TP= Tempo Normal x FT ( Tolerância Eespera + Tolerância por Fadiga + Tolerância