Calculo de paredes moldadas
Capítulo 33
Cálculo de Paredes de Contenção
Tricalc.18
Âmbito de aplicação
Este módulo permite o cálculo, comprovação e dimensionamento de Paredes Contínuas de Betão Armado ou de Estacas prancha metálicas e de Paredes descontínuas de Estacas de Betão Armado. Podem-se calcular de forma isolada ou formando parte de uma estrutura completa.
Introdução
O módulo Tricalc.18 de cálculo de paredes de contenção permite o cálculo deste tipo de elemento de contenção de forma integrada com os restantes elementos da estrutura. Contempla-se o cálculo global de todas as paredes de uma estrutura e, no caso mais simples de calcular, só uma parede de forma isolada do resto da estrutura, ainda que neste caso o processo de definição seja mais laboroso dada a necessidade de definir manualmente as cotas das lajes e as acções que a estrutura transmite à parede em estado de serviço.
Vantagens da definição integrada das paredes e da estrutura
O processo de trabalho recomendado quando se tem uma estrutura com paredes de contenção é a definição da estrutura, incluindo todas as lajes tanto abaixo da rasante como sobre a rasante, bem como todas as suas acções, quer sejam sobre barras ou em lajes. Com este sistema ter-se-ão as seguintes vantagens: As lajes em contacto com as paredes são consideradas para o cálculo das fases de execução das paredes. Não é necessário definir a sua cota, espessura ou rigidez, uma vez que na fase de definição da parede de contenção estes dados são recuperados directamente da laje. É possível vincular estes dados de forma que, ao modificarem-se as lajes e ao recalcular as paredes de contenção, os dados das lajes se actualizem de forma automática.
Arktec
3
Manual de instruções Tricalc 6.4 As acções que as lajes transmitirão à parede de contenção na fase de construção e em serviço, calculam-se de forma automática. As acções dos pilares na cabeça da parede de contenção consideram-se de forma automática para o