Calcular O Valor A Pagar De Um D Vida Atrasada
1. Definições
K = capital (valor da dívida se for paga em dia) j = taxa de juros c = taxa de correção (monetária) unitária – unitária quer dizer que a taxa é correspondente a um período fixo (ao mês, ao ano) ou é correspondente a um mês específico (ex. a taxa c de abril foi 0,5%) m = multa (em %)
(taxa_X + 1) = índice de X (uma taxa qualquer). É o índice que se aplica (multiplicação) no Kapital.
Mc = montante corrigido monetariamente, mas sem aplicação de juros
Mi = montante majorado pela taxa i, mas sem estar corrigido monetariemente.
Mc,i = montante majorado por i e corrigido monetariamente.
Mc,i,m = montante majorado por i, corrigido monetariamente e com multa.
2. Correção monetária
a) Mc = K(1+c), para um período de correção
b) Para calcular a correção acumulada em n períodos: Índice acumulado = (1+cac) Mc = K(1+cac)
3. Juros e correção monetária juntos
Os juros se aplicam sobre o capital corrigido. De outra forma, dizemos que a correção se aplica sobre o capital majorado
Mc,i = K(1+i)(1+cac)
Veja que “i” é a taxa de juros total. Se for necessário contabilizar os juros ao longo de n períodos sucessivos, onde os juros por período são ij, use:
a) (1+i) = (1+ ij)n - lembra de (1+ig) = (1+ip)g/p
Cuidado 1:
Evite dizer Montante = Capital + Juros + CorreçãoMonetária, pois, matematicamente, não se chega a uma soma simples quando se envolve mais de uma taxa. Veja:
M = K(1+i)(1+c) = K(1+c+i+ic) = K + Kc + Ki + Kic Kc é o que chamaríamos de acréscimos de correção Ki é o que chamaríamos de juros De que chamaríamos Kic? Por isso que não para falar de simples somas de parcelas.
Cuidado 2:
Ao calcular juros acumulados em dias quando a taxa de juros é dada ao mês (ex.: 1% am), há dois entendimentos do que é a duração do mês:
a) levar em conta a duração de cada mês (28, 29, 30 ou 31 dias) para calcular o petenciador n da fórmula (1+ ij)n. Considere um período de d dias: Mês de 28 dias resulta