Calcogenio
Calcogênio é qualquer elemento químico pertencente do grupo 16 ou 6A da Tabela Periódica. O nome “calcogênio” vem do grego “khalkos”, que significa cobre, e “genos”, uma família de origem nobre. A junção dos nomes gera “calcogênios”, que quer dizer “originário do cobre” ou “que vem do cobre”. Todos os elementos dessa família são Não-Metais e o o polônio (Po) é o único deles que é radiotivo.
Os elementos químicos do grupo 16 são caracterizados por possuir 6 elétrons na camada de valência. Eles formam compostos com metais e com o hidrogênio, quando o número de oxidação é -2. Os números de oxidação +2, +4 e +6 ocorrem quando os elementos do grupo formam compostos com outros elementos do seu próprio grupo, ou com os elementos do grupo dos Halogênios.
Este grupo é formado pelos seguintes elementos: Oxigênio (O), Enxofre (S), Selênio (Se), Telúrio (Te), Polônio (Po), Ununhexium (Uuh).
Oxigênio
O oxigénio (O) é um elemento químico gasoso, não metálico, incolor e inodoro, que se localiza no grupo 16 e período 2 da Tabela Periódica.
Possui número atómico 8 e massa atómica 15,9994.
O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida.
Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio. A água dos oceanos que cobrem grande parte do nosso planeta é composta por 90% de oxigénio e as rochas contêm 50% em média. Deste modo, o oxigénio é o elemento mais difundido na Terra.
A descoberta do oxigénio está intimamente ligada ao desenvolvimento da Química Moderna. Foi descoberto independentemente pelo químico sueco Carl W. Scheele (1742-1786), em 1771 em Uppsala na Suécia, e pelo químico inglês Joseph Priestley (1733-1804), em 1774, em Leeds, Inglaterra.
Foi o químico francês Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) quem identificou as suas propriedades.
A palavra oxigénio deriva do