Calcio
10 de outubro de 2012 . Comentários ( 0 )
Fome, dor de cabeça, regeneração de tecidos, morte celular e um sem-número de situações que revelam as necessidades do organismo resultam da comunicação entre as células. Um dos mais importantes mensageiros desse sistema, o íon cálcio acaba de se tornar objeto do primeiro livro didático no país que reúne as cinco grandes especialidades do tema.
Organizada por três professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, a obra Sinalização de cálcio: bioquímica e fisiologia celulares traz, em 734 páginas, textos de 82 autores, entre docentes e pesquisadores brasileiros, que atuam no país e no exterior.
“O livro abrange o conteúdo de cinco obras disponíveis em inglês e mais outros dois temas atuais, ainda não abordados em nenhuma outra publicação”, informa o professor Rodrigo Resende, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, que coordena o trabalho com Silvia Guatimosim e Maria de Fátima Leite, ambas docentes do Departamento de Fisiologia e Biofísica.
A obra foi lançada na semana passada, no campus Pampulha, durante o I Simpósio brasileiro sinalização de cálcio: bioquímica e fisiologia celulares. Os participantes do encontro também se envolveram na criação da Sociedade Brasileira de Sinalização Celular ou Transdução de Sinal (SBSC), que pretende realizar congresso anual sobre o tema sinalização celular em todas as áreas – plantas, microbiologia, virologia, parasitologia, células de mamíferos, incluindo neurociência e todos os processos fisiopatológicos do homem.
Segundo os organizadores, o livro tem o mérito de reunir, de forma didática, informações básicas e as mais recentes descobertas sobre os processos que envolvem sinalização de cálcio. Eles explicam que a obra é adequada tanto para alunos de graduação quanto de pós-graduação – especialização, mestrado ou doutorado – e para profissionais que queiram aprender as