Cais das artes Espirito Santo
O arquiteto Paulo Mendes da Rocha é o autor do projeto do Cais das Artes, conjunto arquitetônico que começou a ser construído em 2007 na Baía de Vitória, no Espírito Santo, composto por museu, teatro e área livre para eventos. Pela concepção dos edifícios – em escala monumental na enseada do Suá, o museu com vão-livre de mais de 150 m, o teatro que avança sobre o mar, e a harmonia à estética natural e construída do lugar –, o projeto já está sendo considerado uma das grandes obras que marcarão esta e as décadas futuras.
(Fonte: http://lounge.obviousmag.org/fuga_do_ponto/2013/04/09/dc.jpg)
O conjunto arquitetônico projetado para o Cais das Artes, em Vitória, tem como característica central a valorização do entorno paisagístico e histórico da cidade. Localizado na Enseada do Suá, numa extensa esplanada aterrada em frente ao canal que conforma a ilha de Vitória, o projeto faz um elogio desse território construído pelo monumental confronto entre natureza e construção, numa cidade cotidianamente animada pela presença do porto, no constante e enérgico trabalho das docas.
O Cais das Artes é a primeira obra de Paulo Mendes da Rocha em sua cidade natal. A construção terá 150 metros de comprimento e cerca de 30 metros de altura e estará elevada a três metros do solo. Seu formato, que lembra o de um grande navio, dialogará com a atividade portuária da Baía de Vitória.
Espacialmente, o conjunto arquitetônico em questão integra uma área de expansão urbana que tem recebido investimentos significativos, tanto públicos quanto privados, passando a abrigar equipamentos novos de grande porte, tais como edifícios administrativos, tribunais, shopping centers e condomínios residenciais. Trata-se, como está claro, de uma área estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade.
O Edifício do Museu é configurado por duas grandes vigas em concreto armado protendido paralelas elevadas do solo, com apenas três apoios cada e a 20m uma da