Caio Prado Jr.
Biografia
Caio Prado Júnior nasceu em São Paulo em 11 de fevereiro de 1907. Sua família fazia parte da sociedade nobre paulistana. Casou-se três vezes, a primeira esposa foi Hermínia Cerquinho com a qual teve dois filhos, Yolanda e Caio Graco que mais tarde conduziria a Editora Brasiliense, que foi fundada em 1943. A segunda foi Maria Helena Nioac e com ela teve outro filho Roberto, e na terceira vez casou-se com Maria Cecília Homem.
Político, geógrafo, editor, escritor e historiador, um dos maiores intelectuais brasileiros e que desenvolveu obras essenciais para a compreensão do processo de formação histórica do Brasil, além de se destacar como ativista político. Terceiro entre os quatro filhos de Caio e Antonieta Silva Prado, teve formação escolar de auto nível, orientado por professores particulares, como era comum entre as elites daquela época. Ingressou no colégio jesuíta São Luís (1918). Permaneceu até a conclusão de sua formação secundária, havendo apenas um intervalo de um ano quando em razão de doença de um de seus irmãos, ele e sua família, passaram uma temporada na Inglaterra, onde frequentou o Colégio Chelmsford Hall, em Eastbourn (1920).
Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco entre 1924 e 1928. Nesse período surgiu o Partido Democrático (1926), para lutar contra as ideias do Partido Republicano Paulista (partido que defendia os proprietários de fazendas cultivadoras de café), tornando-se Caio Prado Júnior um dos primeiros a se filiar e passar a defender as ideias deste partido. Formou-se bacharel em ciências jurídicas e sociais aos 21 anos.
Este foi seu primeiro passo em direção à política, em seguida tomou parte na Aliança Liberal que deu sustentação a Getúlio Vargas em sua pretensão a Presidência da República no ano de 1930, a qual só alcançou após uma revolução política que ocorreu no mesmo ano.
Desiludido com o plano político do Partido Democrático, em 1931 tornou-se membro do Partido Comunista, que