caguei
É a região próxima a um imã que influencia outros imãs ou materias ferromagnéticos e paramagnéticos, como cobalto e ferro.
O campo magnético é representado por um vetor chamado vetor de indução magnética e simbolizado por B. E para determinar o sentido de B ultizamos uma bússula.
A direção do veto de indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aaquele para onde o pólo norte da agulha aponta.
Abaixo temos o sentido de um campo magnético.
O sentido adotado para o campo magnético é sempre do pólo norte do ímã para o pólo sul.
As linhas de indução existem também no interior do ímã, portanto são linhas fechadas e sua orientação interna é do pólo sul ao norte. Assim como as linhas de força, as linhas de indução não podem se cruzar e são densas onde o campo é mais intenso.
Ímãs
Os imãs são corpos de materiais ferromagnéticos que tem a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos.
Os ferromagnéticos são as substancias que se imantam sob influência de um campo magnético externo, como o cabalto, ferro, níquel, etc.
Os ímãs tem dois pólos, norte e sul.
O polo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geografico e o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geografico, devido o campo magnético da Terra ser o cantrário.
Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem.
Os ímas podem ser naturais ou artificiais.
1. Ímãs naturais: são minerais com propriedades magnéticas. Esses ímãs são contituidos de mangnetita ( óxido de ferro)
2. Ímãs artificiais: esses ímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre substancias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica, assim adquirindo um campo magnético, tornando um ímã.
O campo magnético envolve totalmente os ímãs, de forma que qualquer ímã seja submetido a uma força magnética.