Café
Café é um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Café requer um ritual, seja conversando com amigos, lendo a revista preferida, o jornal do dia, ou até mesmo para tirar um tempo para pensar, para planejar o tempo e quem sabe, até mesmo para simplesmente não fazer nada.
O Café é um dos negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação. Servir café é oferecer momentos mágicos e isso exige um conjunto de cuidados que o empreendedor deve levar em consideração na hora de decidir-se por esse ramo.
Todos os fatores envolvidos na criação desse negócio devem conter um toque especial: a localização deve ser especial; café deve ser da melhor qualidade; atendimento deve ser condizente com a filosofia do negócio; e as instalações devem refletir esse conceito. Um Café deve demonstrar harmonia com a cultura e principalmente com o local onde está instalado. Criatividade, capacidade de mudar e se adaptar são fatores importantes para quem quer conquistar clientes nesse ramo. Café é quase um pretexto para quem está procurando prazer e satisfação.
Embora a bebida quente seja o carro chefe, versões geladas e/ou misturadas com licores e outros produtos vêm ganhando espaço. Num Café também se vendem sucos variados, refrigerantes, água, salgados diversos, produtos de bombonière, doces, tortas, etc.
Mercado
O Brasil está se rendendo a cafeterias destinadas ao consumo dos chamados cafés gourmets. Mesmo os mais caros – uma xícara de café especial pode chegar a custar R$ 9, em comparação aos R$ 2 do expresso comum , o aumento de consumo é fato. Hoje este tipo de café representa 3% do total de cafés vendidos (um milhão de sacas), mas o consumo cresce mais de 20% ao ano. O que mais chama a atenção, no entanto, é que o público jovem, na faixa dos 25 a 35 anos, tomou gosto pelos cafés de qualidade e se transformou no principal adepto dos gourmets. Nos próximos meses várias