Café
As duas espécies de café mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica, ou simplesmente Café Arábica, e a Coffea canephora, o Café Robusta ou Conillon.
• O Arábica produz cafés de melhor qualidade, mais finos e requintados. Possui aroma intenso e os mais variados sabores, além de diferentes tipos de corpo e acidez. Pode apresentar diversas tonalidades de cor verde e é geralmente cultivado em regiões com altitude entre 400 e 1000 metros. É originário da África Oriental – região bem próxima da Arábia, e daí vem o seu nome.
• O Robusta é um café originário da África Central, tem um trato mais rude e pode ser cultivado ao nível do mar (altitudes inferiores a 400 metros). Não possui sabores variados nem refinados como o Arábica. Sua acidez é mais baixa e, por ter mais sólidos solúveis, é utilizado intensamente nos cafés solúveis.
Características do Café
Para o degustador e preparador de café é essencial conhecer e saber sentir as características principais da bebida: doçura, acidez, amargor, corpo e aroma.
Doçura
A doçura de um café pode oscilar entre nula (sem doçura) e muito boa.
CARACTERÍSTICAS: Os cafés mais finos apresentam um sabor adocicado que permite que sejam bebidos sem adição de açúcar.
ATENÇÃO: Cafés preparados com excesso de grãos verdes, pretos ou ardidos não apresentam doçura perceptível.
Amargor
É o gosto produzido pela cafeína.
CARACTERÍSTICAS: Deve ser leve ou equilibrado nos cafés de melhor qualidade.
ATENÇÃO: Amargor forte ou muito forte, que molestam a garganta, são provenientes de cafés inferiores, de uma torra muito acentuada (escura), ou ainda de um tempo excessivo de contato da água com o pó de café (moagem fina).
Acidez
É a sensação obtida na parte lateral da língua.
CARACTERÍSTICAS: Bastante desejável no café, especialmente em mercados europeus como o alemão. O café colombiano é valorizado nesses mercados por sua intensa acidez.
ATENÇÃO: No Brasil, os cafés são pouco ácidos.
Corpo
É uma sensação causada