Café e chocolate
Café
Origem * Reza a lenda de que os pés de café, terão aparecido pelo ano 500 no nordeste africano, mais concretamente, na Etiópia, propagando-se depois pelo Egipto e toda a zona arábica. * África foi o território de origem, mas coube aos árabes o domínio inicial da técnica de plantio e preparação do produto, quando o café da Etiópia, atravessando o Mar Vermelho, foi levado para a vizinha Península Arábica. * O processo de torrefacção, porém, só foi desenvolvido no século XIV, quando a bebida adquiriu forma e gosto como a conhecemos hoje. As plantas foram denominadas kaweh e sua bebida recebeu o nome de kahwah ou cahue, que significa “força”, em árabe. * O passo seguinte, foi a sua produção comercial, no Iémen, país que deteve por muito tempo o monopólio da sua comercialização.
Primeiras Infusões * Polpa doce do fruto, por vezes macerada, ou misturada com banha, para refeição. * Um suco, que fermentado se transformava em bebida alcoólica. * As suas folhas eram também mastigadas ou utilizadas no preparo de chá. (monges)
Raio X do Fruto * O fruto origina-se de um arbusto da família das rubiaceae, que se desenvolve em regiões tropicais ou subtropicais, e está presente na natureza em mais de sessenta espécies. Produz flores com aroma de jasmim e frutos conhecidos como cerejas. Dentro de cada cereja, protegidos por dois invólucros (polpa e pergaminho), estão dois grão de café. Os pés de café atingem de 2 a 2,5 metros, podendo chegar a 10 metros de altura.
Principais Produções
Coffea Arábica * Fornece o café arábica, de gosto suave, aromático, redondo e achocolatado, o único que pode ser vendido puro, sem nenhum blend. * Produzido acima dos 700m de altitude e que exige temperaturas entre os 18 e os 22 graus. * Representa cerca de 70% da produção mundial.
Coffea Robusta * Variedade robusta, que produz o café conillon, mais resistente às pragas e às intempéries, mas não oferece bebida tão