Cafeína na Atividade Física
A busca por ter um rendimento maior, com maiores resultados no esporte tem sido um dos maiores processos pelos atletas e esportistas, querem utilizar vários meios para que seja possível. É muito utilizado como um meio, os recursos ergonômico para aumentar a potência física, força mental e eficácia mecânica. Um desses recursos é a cafeína caracterizado por ser um recurso ergonômico nutricional, de fácil acesso a população e presente em vários alimentos e bebidas. O objetivo desse estudo é saber a interação da cafeína na atividade física, os seus benefícios, malefícios, os efeitos colaterais, o que altera nos exames bioquímicos e o rendimento no atleta ou esportista quando os ingere.
Palavra-chave= Cafeína, Atividade Física e Cafeína.
1- Programa de graduação: Nutrição Esportiva - Unifacs
2- Programa de graduação: Nutrição Esportiva -Unifacs
INTRODUÇÃO
A prática de exercício tem se tornado um foco para sociedade, vários estudos têm sido publicados numa velocidade alta, talvez seja pela elevada indicações dos profissionais de saúde, indicando que para ter uma vida mais saudável e prolongada é preciso se exercitar. Mas não é apenas se exercitar para que essa prática tenha efeitos tanto para o atleta quanto para praticantes regulares são necessários fundamentos básicos como a continuidade e qualidade do treinamento, nisso conta os objetivos do praticante contando com descanso, horas de sono adequados e uma alimentação baseada na sua necessidade energética. Mesmo tenho esses cuidados e foco não é o bastante para conseguir alcançar sua meta, em alguns casos são deixados alguns auxílios para melhorar a performance e o seu desempenho, podendo ser de diversos ergonômicos que cada vez mais está sendo usado. Neste estudo estaremos focando no uso de cafeína para quem praticar atividade física.
A cafeína é considerada um composto químico , ela é classificada como alcoloide que é uma substância principalmente extraída das plantas e permanece ao