CAF no ensino superior
A gestão é um paradigma em constante evolução. A Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management ou TQM) é considerada uma nova filosofia de gestão, sendo a qualidade tida como um princípio básico estratégico, que conduz as empresas a uma aprendizagem contínua dos processos e técnicas e tem a qualidade como o seu principal objetivo, de longo prazo.
Atualmente, face às dificuldades económico-sociais, a adoção do TQM torna-se indispensável. Com recurso a técnicas e ferramentas de gestão específicas, é permitido às organizações obterem um desenvolvimento mais competitivo e sustentável, com vista à melhoria contínua e, consequentemente, a um nível de excelência .
1.1. Enquadramento Geral
A adoção de modelos de excelência permite a realização de análises comparativas dos níveis de excelência entre as organizações que os implementam. Adicionalmente, o benchmarking suportado nos resultados da avaliação de acordo com o modelo adaptado fomenta a identificação de pontos fortes e áreas de melhorias, bem como o desenvolvimento de programas de melhoria .
Numa adaptação do Modelo de Excelência da EFQM com o modelo da Speyer, Universidade Alemã de Ciências Administrativas, à realidade da Administração Pública foi criada a Estrutura Comum de Avaliação (Common Assessment Framework ou CAF) .
A ferramenta CAF proporciona aos organismos públicos uma avaliação crítica sobre os aspectos relevantes do seu desempenho e dos resultados que estes atingem .
O aumento das expectativas dos estudantes e da sociedade e o facto do financiamento ser cada vez mais dependente dos resultados, fizeram com que muitas instituições do ensino superior desenvolvessem e adoptassem programas para a melhoria da qualidade. Muitas delas começaram a utilizar filosofias e instrumentos de gestão desenvolvidos para a gestão de empresas, tais como os métodos baseados nos processos e na gestão total da qualidade, modelo bem conhecido de análise de sistemas, que é aplicado para compreender e