caes de rua
2-Um ponto de consenso foi o uso de uma base de dados comum, derivada exclusivamente de estudos sobre a aprendizagem animal. Por meio de um grande número de experimentos de aprendizagem por condicionamento e discriminação comportamentalistas reuniram enormes quantidades de dados e, de modo geral, concordaram sobre quais eram os dados ou fatos importantes para a psicologia.
3- O operacionismo é uma atitude ou princípio geral que tem como propósito tornar a linguagem e a terminologia da ciência mais objetivas e precisas.
4- Tolman não era watsoniano, em primeiro lugar, ele não se interessava pelo estudo do comportamento em nível molecular, em termos de conexões estí mulo-resposta. Ao contrário de Watson, ele não se preocupava com unidades elementares de comportamento, as atividades dos nervos, músculos e glândulas. O seu foco era o comporta mento molar, as ações de resposta total do organismo inteiro.
5-. A intenção no comportamento, dizia ele, pode ser definida em termos comportamentais objetivos sem recorrer à introspecção nem a relatos de como o organismo poderia “sentir-se” com relação a uma experiência.
6- A variável interveniente é o que está acontecendo em O (o organismo) que provoca uma dada resposta comporta mental diante de um estímulo dado.Como essa variável interveniente não pode ser objetivamente observada, sua utilidade para a psicologia só se concretiza se for possível relacioná-la claramente com as variáveis (independentes) experimentais e com a variável (dependente) de comportamento.
7- Tolman acreditava que todo comportamento, animal e humano (exceção feita aos reflexos simples e aos tropismos ou movimentos forçados propostos por Jacques Loeb), é passível de ser modificado por meio da experiência; assim, a aprendizagem tem um papel importante em seu comportamentalismo intencional.
8- Para