cadmo
A principal aplicação do cádmio consiste na electrodeposição de uma película protectora em torno de diversos objectos, aumentando a sua resistência à corrosão atmosférica. É também utilizado no fabrico de pilhas e baterias de níquel-cádmio, com uma vida útil superior às tradicionais. As principais ligas de cádmio são feitas com prata e outros metais como o cobre ou o zinco. Estas ligas são usadas em trabalhos de soldadura, em condutores eléctricos e em joalharia. Devido à sua grande capacidade de absorção de neutrões térmicos, utilizam-se nas centrais nucleares barras de grafite com cádmio para controlar o processo de fissão. Na indústria electrónica, o cádmio usa-se no fabrico de telas de televisão, de células fotovoltaicas e em dispositivos de detecção de radiação.
Acção Biológica
O cádmio é um dos metais mais tóxicos. A principal via de absorção é a inalação em meios industriais ricos em fumos e poeiras de cádmio. Uma simples exposição a elevadas concentrações de óxido de cádmio pode causar graves irritações pulmonares ou mesmo a morte. Devem ser tomados cuidados especiais em ambientes industriais que utilizem este elemento.
Propriedades
ElementoAtómicasIsótoposEspectroSubstâncias ElementaresSubstâncias CompostasOcorrência
O cádmio é um elemento relativamente raro. A sua abundância na litosfera estima-se em cerca de 0,5 partes por milhão. Não existem minerais que contenham cádmio em quantidades comerciais, obtendo-se sempre como produto secundário da extracção de outros elementos. O mineral mais comum é a HYPERLINK "javascript:OpenImg('../../bitmaps/minerais/c/c0006.gif',%20'greenockite',%20200,%20128)" greenockite, rica em sulfureto de cádmio, que ocorre associada a sulfureto de zinco. Quase todos os depósitos dezinco contêm cádmio, apesar de a concentração deste não ultrapassar cerca de 1%.
Panorama Geral
O cádmio é um metal encontrado em metais sulfetos com chumbo, cobre e zinco. A maior parte dos compostos de cádmio é de cro vermelha,