CADERNO FILOS FICO 1 Periodo
Platão e Aristóteles foram homens diferenciados que marcaram a sua época, e ainda são referência em vários aspectos para a sociedade na atualidade
PLATÃO
Nascido em Atenas, aproximadamente em 427-428 a.C, Platão foi um grande filósofo do período clássico da Grécia antiga, além de ser matemático. Fundou a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental, a Academia em Atenas. Também ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, junto com seu mentor, Sócrates e seu pupilo, Aristóteles. Ele era um realista, idealista, racionalista e dualista.
Em um determinado momento da historia da humanidade, mais precisamente na Idade Média, quase todas as suas obras eram desconhecidas, porem houve uma redescoberta de seus textos. Ele foi lido e tomado como ponto de referência. Dentre essas redescobertas, uma delas chama a atenção. A famosa ‘’Teoria das ideias’’ tem muita relação com a nossa atual sociedade. Platão também distinguiu dois níveis de saber: opinião e conhecimento, e diz que as formas têm uma realidade que vai além do mundo físico por causa de sua perfeição e estabilidade. Platão aplica sua teoria a conceitos como beleza, justiça, bondade, entre outros. A pessoa é bela ou justa por que nela há algo que se parece com a forma do belo ou do justo, presente no mundo das ideias. O amor no mundo das ideias também é perfeito, daí vem a expressão amor platônico, utilizada nos dias de hoje.
Platão morreu em aproximadamente 348 a.C e já escrevia, com maestria, sobre diversos temas, como amor, amizade, política, justiça, imortalidade da alma, etc. Um homem a frente do seu tempo que temas suas ideias colocadas em pratica atualmente.
ARISTÓTELES
O filósofo grego Aristóteles, nascido em Estágira, tem influência muito forte na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Esse fato é justificado a partir de seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade.
Tornando-se discípulo de