CADERNO DE ESTUDO SAUDE NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
QUARTEL DO COMANDO GERAL
DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS
SAÚDE NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
CFC/2014
INSTRUTORES: CONTEUDISTA: CAP PM APARECIDA FORMADORES: TC BM EMÍDIO, MAJ PM CARLOS SALES, CAP PM ANA LÚCIA E CAP PM MARCOS
TERESINA-PI
OUTUBRO/2014
SAÚDE E SEUS ASPECTOS GERAIS
SAÚDE: De acordo com a OMS, saúde não é apenas a ausência de doença, mas uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
SAÚDE MENTAL: a OMS afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, afetam o modo como a "saúde mental" é definida:
Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. É o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou externas.
Saúde mental é a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de uma gama de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso.
Saúde mental é ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro.
CRITÉRIOS DE SAÚDE MENTAL
1. Atitudes positivas em relação a si próprio
2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização
3. Integração e resposta emocional
4. Autonomia e autodeterminação
5. Percepção apurada da realidade
6. Domínio ambiental e competência social.
NIVEIS DE PROMOÇÃO A SAÚDE
É difícil estabelecer unanimidade quanto ao número de níveis de prevenção a distinguir e às “fronteiras” precisas que separam cada um deles. A posição mais abrangente reconhece cinco níveis: primordial, primária, secundária, terciária e quaternária.
1. Prevenção Primordial
Tem por objetivos evitar a emergência e o estabelecimento de estilos de vida que aumentem o risco de doença. Ao prevenir padrões de vida social, econômica ou cultural que se sabe estarem ligados a um elevado risco de doença,