Caderno de atividades
Questão 01
Está altamente favorável, visto que a estabilidade econômica é fato, apesar de estar sujeita, em muitos aspectos, às alterações no cenário internacional. Mas empreender, no Brasil de hoje, está mais do que nunca, favorecido por essa estabilidade que está gerando um crescimento econômico, e por consequência, alavancou o aumento da população na chamada classe “c”, onde está o principal consumidor dos produtos e serviços oferecidos pelas micro e pequenas empresas, fortalecendo assim, o mercado interno.
Questão 02
Partindo do princípio que, empreender é também inovar, fazer algo novo, com êxito. Isso acirra a competição entre concorrentes. Significando ainda que, esse(s) concorrente(s) terão que melhorar seus produtos ou serviços, tendo em vista que poderão perder clientes, diminuindo a participação no mercado. Então, quanto mais surgirem empreendedores com ideias inovadoras e de sucesso, mais o país estará qualificando o restante das demais empresas afins, uma vez que só se é concorrente aquele que oferece o mesmo produto/serviço ou participa do mesmo nicho de mercado, com a mesma ou superior qualidade ou um diferencial. Sendo assim, uma maior qualidade deverá ser buscada pelos empreendedores concorrentes o gera um movimento na economia, mesmo que seja informal. Porque muitas vezes, a informalidade é o primeiro passo para a formalidade.
Questão 03
Historicamente, ainda predomina o desejo de estabilidade financeira. O empreendedorismo de necessidade, ou seja, o indivíduo se aventura numa expectativa de ser seu próprio patrão, não por chegar a conclusão de que isso é realmente o que ele quer como trabalho, mas por falta de outras alternativas de emprego mais estáveis. Então, o empreendedor por oportunidade, que enxerga uma chance de negócio que vá gerar lucro, riquezas, baseado num planejamento prévio de objetivos e metas a alcançar, está em número menor, porém em ritmo de crescimento. E ainda devemos considerar que as empresas baseadas na