Cadeias e teias alimentares, papel dos decompositores na natureza e relações ecologicas
O termo cadeia alimentar refere-se à seqüência em que se alimentam os seres de uma comunidade. Autotróficos x Heterotróficos
Seres que transformam substâncias minerais ou inorgânicas como água, CO2, NH4 em moléculas orgânicas são denominados autotróficos e são responsáveis pela produção de toda a matéria orgânica consumida pelos seres heterotróficos. Produtores x Consumidores Dentro de uma cadeia alimentar os seres autotróficos são denominados produtores e os seres heterotróficos consumidores. Dentre os heterotróficos podemos ainda distinguir os consumidores primários (herbívoros), secundários, terciários e quaternários (carnívoros), dependendo do nível trófico.
EXEMPLOS DE CADEIA ALIMENTAR
Teias alimentares Em uma comunidade, o conjunto de cadeias alimentares interligadas forma uma teia alimentar, que se completa com os decompositores quebrando e oxidando matéria orgânica para obter energia e devolvendo ao ambientes sais minerais que serão reaproveitados pelos vegetais. Ecossistema é o local ou meio ambiente em que se desenvolvem relações mútuas entre todos os seres que nele habita. Um mesmo ser vivo inserido em um ecossistema pode pertencer a diferentes cadeias alimentares, exercendo diferentes papéis. Pode alimentar outro ser vivo ou servir de alimento. Nesse processo, as cadeias alimentares acabam por se encontrar e formar uma teia alimentar.
EXEMPLOS DE TEIA ALIMENTAR
2. PAPEL DOS DECOMPOSITORES NA NATUREZA
A decomposição é um processo natural pelo qual passa os vegetais e animais após a morte. Este processo é realizado com a ajuda de fungos e bactérias (decompositores).
Através da decomposição, os nutrientes que fazem parte de um ecossistema são continuamente reciclados.
Alguns insetos como, por exemplo, o escaravelho participa da decomposição. Invertebrados (minhocas, vermes e lesmas) também auxiliam neste processo. Após a decomposição realizada por