cadeia respiratoria
A respiraçao celular ocorre em três estágios. No primeiro estagio ocorre a oxidação dos combustíveis orgânicos para libertar fragmentos de dois átomos de carbono na forma de grupo acetil, no segundo estagio estes grupos são introduzidos no ciclo de krebs o qual os oxida enzimaticamente ate Dioxido de Carbono e libera energia em forma de FADH2 e NADH. NO tercero estagioda respiração, essas coenzimas reduzidas são oxidadas, os electrões liberados saao conduzidos ao longo da cadeia de moléculas transportadoras de electrões ate o Oxigenio, o aceitador final, o qual oxidam para formar H2O.
Objectivos - Analisar o funcionamento da cadeia respiratória
Principios dos métodos
Usou-se o azul de metileno para entender este processo da cadeia respiratória. O azul de metileno e largamente usado como um indicador redox. Soluções com esta subsatancia são azuis quando em ambiente oxidante, mas tornam-se incolores quando expostas em um ambiente redutor. O azul de metileno ajudou na identificação do ambiente redutor ou oxidante nos mostrando onde houve a redução do Oxigenio para a formação de agua e onde não houve.
Usou-se o tampão para evitar mudanças bruscas de pH nas soluções, ou seja, para controlar o pH das células.
Materiais
Suporte de tubos de ensaio
Banho maria
Pipetas
Pincas
Conta-gotas
Tubos de ensaio
Pipetadores
Reagentes
Solucao de Azul de metileno 0.05%
Solucao de Arginina 5%
Solucao de Citrato de tri-sodio dihidratado 5%
Solucao acido Oxalico 5%
Solucao de Sacarose 0.25molar
Solucao de Succinato de Na anidro 5%
Solucao tampão pH=7
Musculo cardiaco
Procedimentos
Preparou-se antes da aula uma solução de extrato de mitocondria e colocou-se num banho de Gelo ( ressaltar que o extrato de mitocondria não foi por nos preparado, encontrou-se já preparado e em banho Maria). A seguir prepararam-se as diluições necessárias para a experiencia segundo a tabela abaixo:
Reagentes
Tubo n°
Tampao pH
Succinato