Cadeia produtiva do milho
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
PROPAGANDA DE ALIMENTOS
CAMPO GRANDE
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................ 1 HISTÓRIA DA PROPAGANDA....................................... 2 PROPAGANDA x MARKETING..................................... 3 ÉTICA NA PROPAGANDA DE ALIMENTOS............... 4.1 A influência da propaganda de alimentos sobre as crianças 4.2 A propaganda de alimentos e as DCNT............................. 4 A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E A PROPAGANDA. 5 CONCLUSÕES..................................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................
INTRODUÇÃO
A propaganda é a maior aliada das indústrias de alimentos, que através dela expõe seus produtos à população incentivando à compra e assim ganhando um grande mercado consumidor. Contudo, junto a tantos pontos positivos vieram pontos negativos, como as Doenças Crônicas Não- Transmissíveis transformando a indústria de alimentos em vilã e levando o governo e todos os profissionais da saúde a repensarem sobre as propagandas e a ética aplicada a elas.
1 HISTORIA DA PROPAGANDA
A palavra propaganda vem do latim moderno e quer dizer “para ser espalhado”.
A ideia surgiu no período da Guerra dos Trinta Anos, em meados de 1622,pelo Papa Gregório XV que fundou uma congregação com a finalidade da propagação do Cristianismo aos países não-cristãos. Mas há relatos de que em ruínas da antiga Arábia, papiros egípcios, na antiga Grécia e Roma e pinturas em muros e rochas eram como as propagandas no tempo antigo.
As propagandas em jornais datam do século 17 na Inglaterra, e posteriormente passaram às rádios e a televisão, tendo como principal alvo as mulheres, donas de casa, que faziam as compras do lar.
Também teve importante papel político nas duas