cadeia produtiva do milho
CURSO DE AGRONOMIA
CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
DIMAS OLIVEIRA
DIOGO RÉGIS B. RIBEIRO
LEOMAR BOLIGON
LUIZ FELIPE GIASSON
THIAGO CARBONI
SORRISO – MT
ABRIL DE 2013
FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE
CURSO DE AGRONOMIA
CADEIA PRODUTIVA DO MILHO
DIMAS OLIVEIRA
DIOGO RÉGIS B. RIBEIRO
LEOMAR BOLIGON
LUIZ FELIPE GIASSON
TIAGO CARBONI
SORRISO – MT
ABRIL DE 2013
Sumário
Introdução
O milho constitui-se do principal alimento para as atividades de criação, principalmente a suinocultura e avicultura. Representa excelente alternativa para a alimentação humana, podendo substituir a farinha de trigo em até 50%.
A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60 a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano.
Este trabalho tem como objetivo explicar a cadeia produtiva do milho e seus integrantes e analisar as fragilidades encontradas na cultura do milho.
Cadeia produtiva do milho
1. Insumos
1.1. Sementes
A escolha das sementes a serem utilizadas deve ser feita levando em consideração o objetivo da produção (para consumo humano, animal ou outros usos), o clima da região, as doenças e pragas da região, a aceitação comercial do tipo de grão, etc.
1.2. Insumos para manejo de solo
Para que a cultura do milho seja mais produtiva é feita a analise do solo que determinará se é necessária a correção do ph do solo para um nível adequado para cultura, através de calagem, e se devem ser utilizados adubos para fornecer nutrientes que estão em níveis baixos.
1.2.1.