Cadeia produtiva de carne bovina
CÂMPUS DE PARANAÍBA
LUCAS HENRIQUE CORREA
NIVALDO DE SOUZA CHAVES JÚNIOR
MARCOS VINICIUS P. MUNDIM
CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA
PARANAÍBA
2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
CÂMPUS DE PARANAÍBA
CADEIA PRODUTIVA DE CARNE BOVINA
Trabalho da disciplina de Gestão de Agronegócios do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Câmpus de Paranaíba (CPAR) com orientação Msc. Marco Antônio.
PARANAÍBA
2011
1 Introdução
A cadeia de carne bovina possui uma posição em evidência no cenário econômico nacional, no qual sua produção está em praticamente todo o território brasileiro, por este motivo o setor corresponde na geração de empregos possibilitando a renda de milhares de pessoas no país. A cadeia produtiva origina-se de seus principais elos com a existência de cinco subsistemas (Apoio, Produção da Matéria-Prima, Industrialização, Comercialização e Consumo) formados pelos atores adiante. Este trabalho tem como objetivo retratar a cadeia produtiva da carne bovina em seus dois panoramas: Mercado Nacional e Internacional. As importações exportações de carne no país, competitividade brasileira na cadeia agroindustrial e suas perspectivas para o futuro.
2 Panorama do Mercado Mundial Segundo dados do United States Department of Agriculture - USDA em abril de 2011, o rebanho mundial de gado encerrou o ano de 2010 com um total de pouco mais de 1,0 bilhão de cabeças de gado, representando uma estabilização, equiparando-se com 2009. Para 2011 espera-se um leve aumento na taxa de crescimento verificada nos últimos anos. Em 2010, foram produzidos 57,4 milhões de toneladas de carne bovina no mundo, segundo dados do levantamento do USDA realizada em abril de 2011. De acordo com as estimativas do GIRA, a produção mundial de carne crescerá 1,2% ao ano até 2015, sendo que o Brasil seria responsável por 21,5%