Cadeia do leite
Novo posicionamento econômico / descentralização / Real Estabilização econômica
Influência em vários setores da economia Inclusive no setor agropecuário !!
1)
Agroindústria e reorganização (empresas e cadeias produtivas)
2) Ágil, inovadora e moderna 3) Objetivo: competir no mercado global. 4) Entender do desenvolvimento e estruturação de cadeias de suprimentos, cadeias produtivas, redes e alianças estratégicas
Recorte feito dentro do agronegócio com foco em um produto específico
Embrapa, 2005.
Ainda, Cadeia Produtiva pode ser classificada como: “Rede constituída por diversos atores que geram relações de força coletiva, que influenciam diretamente as estratégias mercadológicas e comerciais, assim como a tomada de decisão de cada um dos atores" (Jank et al.1999)
Três fatores importantes compõem a rede:
1)
Sistema-ator: Caráter subjetivo (associação de produtores, fazenda de leite, etc.); o “ator” propulsiona este sistema. Função Técnica: produção / transformação / comercialização (transporte do leite, comercialização de insumos) Cadeia produtiva: da produção ao consumo (leite e derivados).
2)
3)
As cadeias produtivas têm nos estudos da organização industrial a origem para análise do seu desempenho, de forma a possibilitar a descrição das condições em que a dinâmica do mercado, as regras governamentais e outros fatores, influenciam a performance das empresas.
Competitividade e qualidade premissas para a organização da industrialização e comércio do leite no Brasil. Ainda heterogeneidade regional e de produtores de leite. Produção familiar no Brasil 20 bilhões litros/ano (modesta mas significativa). Problemas difícil manter padrões exigidos (qualidade e especificações legais)
Processo concentrador Redução de indústrias consolidação de empresas multinacionais Consolidação envolvendo toda a cadeia do leite concentração