CADEIA DO FRIO ( carne de frango )
CARNE DE FRANGO
Define-se cadeia de frios como um sistema de resfriamento que controla a temperatura à qual o produto é exposto, desde o abate do animal, até o consumo final. Ela pode ser entendida como uma rede de cooperação entre produtor, atacadista e consumidor, em que o produto deve ser manipulado.
Conservação pelo frio
O frio é um dos métodos mais utilizados para a conservação dos alimentos, sejam alimentos de origem animal, ou vegetal, porque inibe ou retarda a multiplicação dos microrganismos, além de retardar, também, as reações químicas e enzimáticas.
Temperatura de Refrigeração
A refrigeração é todo processo de redução de temperatura de uma substância dentro de um espaço fechado. Os sistemas de refrigeração são utilizados principalmente para armazenar alimentos a baixas temperaturas inibindo assim a ação de bactérias, das reações de fermentação e o aparecimento do bolor provocado pela multiplicação de fungos, bem como para manter uma temperatura estável em máquinas e equipamentos em geral, melhorando o rendimento dos mesmos.
Para transportar produtos conservados por cadeia de frio, é preciso estabelecer um desequilíbrio térmico entre o interior do contêiner e o meio ambiente. Essa diferença de temperatura implica uma transferência de calor entre o ambiente externo e o ambiente interno, que ocorre de três formas simultâneas:
• Por Condução – transferência direta (contato);
• Por Convecção – fluxo de calor através do movimento de material (ar);
•Por Radiação – transmissão de energia radiante (sol, infravermelho). A temperatura utilizada na refrigeração tem importância na conservação do produto. Assim, a +4°C, a temperatura comum de refrigeração, um produto poderá ser conservado por cinco dias, ao passo que, se for mantido a + 15°C, poderá se deteriorar em apenas um dia.
A carne de frango não embalada deve ser armazenadas e transportadas em recipientes imputrescíveis, resistentes a corrosão e de fácil limpeza e desinfecção.
A carne