cadeia de suprimentos
- Otimização do esforço do fabricante;
- Redução de custos;
- Intermediários especializados.
Permite o pagamento imediato dos produtos,
Desvantagem
- Perda do controle do processo
- Possibilidade de não atender as necessidades do cliente;
- Reduz a flexibilidade e controlo sobre o preço, promoção, serviço e distribuição do produto.
- Limita o apoio ao produto se o intermediário lidar com produtos concorrentes ou representar muitos produtos.
- Perca do controle do processo;
- Dificulta o contacto direto com o consumidor e limita a informação a posteriores do mercado, pela introdução de um elo extra na cadeia de distribuição.
A perda do controle acontece, pois são inseridos no processo empresas independentes, com outros focos e estratégias, assim não é possível controlar o produto de quando da saída da fabrica até as mãos do cliente.
Já a possibilidade de não atender as necessidades do cliente, dependerá muito do canal escolhido, devendo-se visar sempre um que coloque o produto à disposição do cliente no momento desejado.
A falta de contato com cliente e a falta de conhecimento no processo de distribuição acontecem por conta de o fabricante não estar diretamente ligado a esse processo, e pode ser uma desvantagem em alguns aspectos, como não conhecer bem o cliente em todas as suas preferências, e maior dificuldade caso precise atuar diretamente no processo.
Internet é o encargo de custos de envio. desvantagem para o fornecedor (alto custo de implementação pontos de venda). Esse facto faz com que o fornecedor não conseguirá colocar os seus produtos em todos os lugares onde estão os seus