cadeia de suprimentos
Cadeia de Suprimentos ¨é o processo de planejamento, implementação e controle de fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matéria-prima, materiais semi acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem, até o ponto de consumo, com propósito de atender às exigências dos clientes¨.
Esta definição é a mais aceita no meio empresarial. A definição foi criada em 1986 pelo CLM (Council of Logistics Management).
A cadeia de suprimentos integra fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns de forma que a produção e distribuição, seja feita de forma à minimizar os custos, ao mesmo tempo que atinge os níveis de serviço desejado.
Produto Aves de corte
O produto que será apresentado nessa cadeia de suprimentos, é o frango. Já que a o cenário da cadeia do frango (ou ave de corte) Brasileiro, tem desenvolvido uma estrutura organizacional própria, diante do crescimento das organizações, vendas, exportações e faturamentos ocorridos nos últimos anos, se tornando o maior exportador do produto. A competição dessa cadeia está cada dia mais acirrada, mas o Brasil lidera esse ranking. Apesar de liderar, o Brasil precisa analisar algumas abordagens gerenciais, já que o estudo da cadeia de frango se mostra relevante na busca das boas práticas empresariais.
Usando termos estruturais, pode-se dizer que, boa parte das empresas da cadeia de frango no Brasil, possui uma estrutura de governança quase totalmente integradas verticalmente.
Suas atividades vão desde a fabricação da ração até a distribuição do alimento, com ou sem valor agregado ao produto, para o mercado final.
Dessa forma se começa a discutir a gestão da cadeia de suprimentos, que envolve atividade de planejamento, organização e controle em todos os estágios nela envolvidos (além das atividades internas da empresa).
Ao gerir uma cadeia de suprimentos, as atividades de gerenciamento de estoques, transportes, administração das