Cadeia de Suprimentos
Este trabalho tem o objetivo de mostrar que, criar valor ao cliente é a força motriz por trás das mestas da empresa, e a gestão da cadeia de suprimentos é um dos meios de se atingir o valor ao cliente. A estratégia de gestão da cadeia de suprimentos afeta o valor ao cliente. Considerações a respeito devem fazer parete de qualquer estratégia ou plano, e não apenas uma reflexão posterior.
A excelência em gestão da cadeia de suprimentos se traduz em valor ao cliente em várias dimensões, da disponibilidade a seleção à influência no preço de venda de um produto.
Acrescentar seviços, relacionamentos e experiências são o caminho para as empresas diferenciarem suas ofertas e aprender sobre seus clientes e suas preferências e para criar novos modelos de interação.
Medir o valor do cliente é o coração das metas e objetivos da empresa. Especialização, a habilidade de proporcionar interações sofisticadas com o cliente
Introdução.
Nos últimos anos, as mudanças na economia, tecnologia e política vêm refletindo de forma marcante o ambiente empresarial, exigindo das empresas a busca de formas para se tornarem e manterem, cada vez mais competitivas. A essência do posicionamento estratégico consiste em escolher atividades diferentes daquelas de rivais (PORTER, 1999 p. 63). Para uma empresa obter vantagem competitiva e apresentar um diferencial de seus concorrentes, a estratégia de logística deve estar alinhada à estratégia competitiva da empresa, o que é denominado de alinhamento estratégico. Este consiste de três etapas: entender o cliente, entender a cadeia de suprimento e realizar o próprio alinhamento estratégico (CHOPRA e MEINDL, 2003, p.27)
A evolução enfoca a concepção logística relacionada ao fluxo de produtos/serviços de forma coletiva, realizando atividades como parte essencial dos negócios empresariais, com a finalidade de prover seus clientes com bens/serviços.
Os custos logísticos se colocam como fator chave para estimular o controle e