CADEIA DE SUPRIMENTOS
É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado, onde é iniciado a partir do pedido do cliente e finaliza com a satisfação total do mesmo. Equilibrar as oscilações na demanda é o grande desafio de uma cadeia e o objetivo da cadeia de suprimentos é aumentar a receita e reduzir o custo.
Para a criação de uma cadeia de suprimentos é necessário cuidar do planejamento, projeto e das operações. Onde o projeto deve ser pensado em longo prazo visando questões incertas como capacidade de armazenamento e instalações. O planejamento deve ser definido baseado no mercado, nas terceirizações e na gestão do estoque, também definido as restrições. Já a operação organiza a estocagem e as entregas.
Sendo assim, uma cadeia de suprimentos responsiva visa aumentar os lucros através da redução de custos logísticos e agregando valor ao produto fazendo com que a empresa seja reconhecida através de seus clientes, tornando-a mais competitiva. Portanto uma empresa responsiva, com um dos pontos principais deve contar com fornecedores ágeis e próximos e ter proximidade e bom relacionamento com os seus clientes.
O que é uma cadeia de suprimentos eficiente:
Existem empresas que acreditam que uma cadeia de suprimentos eficiente é determinada apenas pela agilidade e o baixo custo. Mas pesquisas revelam que basear-se apenas nesses dois aspectos acaba fazendo com que a empresa perca vantagem competitiva. Porém quando existe a gestão da cadeia de suprimentos, existe também uma preocupação com a qualidade e a redução de tempo do processo e ao invés de perder vantagem competitiva no mercado, faz a empresa adquiri-las. Além disso, para a cadeia de suprimentos obter maior vantagem, é necessário que ela seja flexível e se adapte fácil as mudanças do mercado.
O que signifca FMS:
FMS (Flexible Manufacturing System) que em português significa Sistema Flexível de Manufatura é um sistema automatizado onde