Cadeia de suprimentos frigorifica
5310 palavras
22 páginas
1, Apresentação do tema e problematização Compreendemos que uma cadeia de suprimentos envolve operações que vão desde a fabricação de insumos, a produção nas fazendas, a transformação (industrialização), distribuição e comercialização, chegando ao consumidor final. Uma análise do conceito de cadeia produtiva permite a identificação de interações existentes entre os diversos elos que compõe a cadeia de suprimentos. Neste caso e pela própria estrutura da cadeia dos frigoríficos, constituída por diferentes e independentes elos, é ressaltada a necessidade de coordenação desses elos que a configuram, os quais apresentam interesses e ações muitas vezes conflitantes. Assim com o tempo e todas as evoluções diante da globalização, passou a ser fundamental tratar da estruturação e coordenação das cadeias de suprimentos e, por consequência da necessidade de gestão da logística como um todo (Ching, 1999), o que pode proporcionar o aumento da produtividade e contribuir significativamente para a redução de custos (Williamson, 1989) e identificar formas de agregar valor aos produtos e serviços. Diante da necessidade de manter regularidade no abastecimento de matéria-prima para a unidade frigorífica, o estudo levanta o seguinte problema de pesquisa: Que ações estratégicas devem ser desenvolvidas para evitar a existência de “gargalo” no sistema de aquisição dos frigoríficos?
1.1 Delimitação do tema Os métodos utilizados nos processos da cadeia de suprimentos da Perdigão, e as diferenças notáveis na logística de distribuição da Brasil Foods S/A, diante da fusão entre Sadia e Perdigão.
2. Justificativa A armazenagem possui ainda um aspecto de elevada consideração que é a capacidade de causar impacto direto nos custos do negócio como um todo, pois assimila significativa parcela dos custos logísticos considerados à cadeia como um todo No Brasil, principalmente nos últimos anos, aconteceram transformações nos hábitos alimentares, e com uma maior