Cadeia de Suprimentos de Congelados
O termo Fast Moving Consumer Goods (FMCG) se refere a produtos com durabilidade baixa, alto consumo e custo considerado normalmente baixo. Em sua maioria, são produzidos em larga escala e possuem margem baixa. Podemos citar como exemplo produtos derivados do leite, polpa de fruta, comidas pre-prontas, etc. Produtos para os quais existe uma demanda a cada dia maior, uma vez que a rotina, principalmente nos grandes centros urbanos, não permite que os mesmos sejam preparados em casa.
Neste trabalho vamos fazer um analise de toda a cadeia de suprimentos de um produto FMCG, iniciando nos fornecedores e finalizando apenas quando o produto esta na mão do consumidor final, pronto para ser consumido.
1. Principal Finalidade da Cadeia de Suprimentos:
A cadeia de suprimentos desse grupo de produtos deve ser focada na Qualidade das operações/atividades. Por ser um produto que deve chegar refrigerado no destino, com as embalagens em perfeito estado e nenhum indicio de violação, a qualidade da entrega deve ser o principal foco desta cadeia de suprimentos.
Outro ponto que demonstra a importância da qualidade nesta cadeia de suprimentos é que os produtos, sejam eles acabados ou em forma de matéria prima, devem ter o mínimo de interação humana no processo, de maneira a garantir que os produtos não terão matérias estranhas ou outros tipos de problemas. As linhas de produção de produto acabado ou recepção de matéria prima devem ser automatizadas, e os produtos “higienizados” a cada etapa.
2. Estrutura básica dessa cadeia de suprimentos:
Neste tópico vamos discorrer a respeito da estrutura básica da cadeia, bem como detalhar todas as etapas envolvidas nos diversos elos da cadeia e falar a respeito dos controles de fluxo necessário na Produção.
Primeiramente, concluímos que a cadeia de FMCG é horizontalizada, deixando a empresa focada no seu core business que é o produto em si. Com isso as demais etapas da cadeia serão terceirizadas com fornecedores de