Cadeia de comando
Especifica que a autoridade deve passar do topo até o ultimo da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem. Dessa forma, as decisões relativas à cadeia de comando da estrutura organizacional dizem respeito a distribuição de autoridade a pessoas ou unidades de trabalho na organização. O conceito de cadeia de comando esta associado a um principio clássico de administração, o principio da unidade de comando, segundo o qual cada um é subordinado responda apenas a um único superior hierárquico.
Se expressa verticalmente nos níveis hierárquicos de uma organização é a autoridade, que é o direito de decidir e dirigir pessoas e recursos na execução das tarefas, tendo em vista a percussão dos objetivos da organização.
A autoridade é caracterizada por:
• Ser alocada a posições organizacionais, não em pessoas: os administradores têm autoridade por causa da posição que ocupam.
• Ser aceita pelos subordinados: os subordinados obedecem aos superiores porque acreditam que eles tem direito legitimo, transmitido pela organização. De dar ordens e esperar seu cumprimento.
• Fluir do topo até a base da organização: as posições do topo têm mais autoridade formal que as posições da base
A distribuição de autoridade ao longo hierarquia de uma organização não pode ser vista de forma dissociada da distribuição de responsabilidade. O elo entre a divisão do trabalho e os critérios racionais de organização das atividades reside nos conceitos de responsabilidade versus autoridade.
A responsabilidade refere-se à obrigação e ao dever da pessoas quanto à realização e ao dever das pessoas das tarefas ou atividades. Deve existir um equilíbrio entre a autoridade e a responsabilidade autoridade a cada nível hierárquico.
O conjunto de responsabilidades que corresponde a cada nível de autoridade é denominado Função. O conjunto de tarefas pelo qual uma pessoa é responsável chama-se Cargo.
Amplitude de controle