cadeia alimentar
Cadeia AlimentarCadeia Alimentar
Componentes da Cadeia Alimentar
Os componentes da cadeia alimentar são toda a parte viva que a compõe e são classificados em produtores, consumidores e decompositores.
Produtores
São seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Os Produtores são os primeiros da cadeia alimentar que não precisam se alimentar de outros organismos.
Exemplos de produtores: plantas, algas, vegetais e algumas bactérias.
Consumidores
São os seres heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.
Eles se alimentam dos produtores e dividem-se basicamente em consumidores primários (herbívoros), consumidores secundários (carnívoros) e consumidores terciários (carnívoro).
Importante lembrar que nesse nível trófico estão os chamados detritívoros, isto é, animais que se alimentam de restos orgânicos, como abutres, urubus, moscas, etc.
Decompositores
Muito importante para o ciclo da cadeia alimentar, esses organismos se alimentam da matéria orgânica em decomposição dos seres mortos a fim de obter nutrientes e energia.
Nesse processo, transformam a matéria orgânica em inorgânica, que será utilizada pelos produtores, recomeçando o ciclo. São eles: fungos, bactérias e alguns protozoários.
Exemplo de Cadeia Alimentar
Produtor: Flor;
Consumidor Primário: Borboleta;
Consumidor Secundário: Sapo;
Consumidor Terciário: Cobra;
Decompositores: Fungos e bactérias.
Ao analisar o exemplo conclui-se que a borboleta, um herbívoro heterótrofo é o consumidor primário, pois busca nutrientes e energia no Produtor, neste caso, a flor, um organismo autótrofo.
Já