cadatro
A Análise Tradicional das Demonstrações
A Análise Tradicional das Demonstrações contábeis é fundamentada nos demonstrativos básicos da Contabilidade - o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício - e inicialmente serve para avaliação da situação econômico-financeira da empresa.
Através da análise, interpretação e compressão dos resultados obtidos dos indicadores apurados a partir das demonstrações é que são tomadas as decisões.
Partindo desses demonstrativos, a análise tradicional é elaborada através da apuração de indicadores que são derivados da correlação entre contas e/ou grupos de contas.
Apurando-se uma série histórica de pelo menos três períodos têm-se uma noção básica da evolução ou da involução da situação econômico-financeira da empresa e assim, poderá ser feita a comparação com as empresas de mesma natureza ou nível no mercado (indicadores setoriais – padrão).
Através destes índices avalia-se a performance das empresas no tempo mensurado. Os indicadores econômico-financeiros da análise tradicional costumam serem agrupados em conjuntos correlatos: Indicadores de Estrutura de Capitais, Indicadores de Atividades, Rentabilidade, Indicadores de Prazos Médios e Indicadores de Endividamento Oneroso
O Financiamento das atividades em uma empresa
O estudo das alternativas para financiamento das atividades empresariais nos leva a uma análise em conjunto e a todo o instante, e a empresa deverá decidir qual a fonte de recursos ideal para cada necessidade. Cada uma das fontes tem o seu custo (implícito ou explícito) e suas limitações. Essas fontes são geralmente:
Fontes Próprias – Recursos dos sócios e acionistas. Esta fonte tem limitação de recursos e, além disso, recebem outras demandas de investimentos que não a empresa. A sua decisão será ponderada em termos de retorno do capital investido no mercado financeiro ou em suas empresas, dos dois o melhor. Os valores