Cadastro
DE RISCO
Risco pode ser considerado a possibilidade de perda ou dano. É uma utilizada em muitas áreas e com vários significados, como a matemática, a economia, a engenharia e o campo da saúde pública.
Os riscos à segurança e saúde para os eletricistas são elevados, podendo levar a lesões de grande gravidade e são específicos a cada tipo de atividade. Mas o maior risco ainda é de origem elétrica.
A eletricidade é um agente de alto potencial de risco. Mesmo em baixas tensões ela representa perigo à integridade física e saúde do trabalhador.
A ocorrência de choque elétrico é o risco mais nocivo, tendo consequências diretas e indiretas, como quedas, batidas, queimaduras e até podendo levar a óbito.
Tipos de Riscos de Origem Elétrica
• Choque Elétrico;
• Campo Elétrico;
• Campo Eletromagnético.
AGENTES DE RISCOS OCUPACIONAIS POTENCIALMENTE PRESENTES | FONTE(S) DE EMISSÃO(ÕES) DOS AGENTE(S) DE RISCO(S) IDENTIFICADO(S) | Ruído (F1) Calor (Artificial) (F2) Radiação Não Ionizante (F7) Vibração (F3) Acetileno (Q1) Argônio (Q3) Fumos Metálicos (Q5) GLP – Gás Liquefeito de Petróleo (Q6) Graxa (Q7) Óleo Diesel (Q9) Poeira Metalica (Ferro) (Q13) | F1 – Ruído gerado por equipamentos utilizados no processo de produção, tal como lixadeira e também o gerado no choque entre materiais metálicos.F2, F7 – Proveniente de atividades de corte e solda. F3 – Vibração de membros superiores, proveniente da utilização de equipamentos, tal como lixadeira. Q1, Q3, Q6 – Possível vazamento dos respectivos cilindros.Q5 – Proveniente do processo de soldagem.Q7, Q9 – Proveniente dos processos de lubrificação e abastecimento de maquinas. Q13 – Suspensão de particulados proveniente do processo de desbaste metálico.