cad unico
Para o sucesso do Brasil sem Miséria, o Cadastro
Único é fundamental: é ele que dirá quais são as necessidades das famílias e que programas sociais devem ser ofertados a elas para que superem a situação de vulnerabilidade.
Mas o Cadastro Único só atingirá este objetivo se todas as cidades empreenderem esforços para garantir que as famílias de baixa renda, principalmente as mais pobres, estejam cadastradas. Não é mais o pobre correndo atrás da ajuda do Estado, é o Estado chegando aonde a pobreza está. Essa é a ação chamada de Busca Ativa.
Nesse esforço, é importante que todos os entrevistadores do Cadastro Único saibam preencher os formulários corretamente, inclusive identificando grupos de população que tendem a enfrentar maior situação de vulnerabilidade.
Os entrevistadores do Cadastro Único de todo o País já aprenderam a cadastrar corretamente famílias pertencentes a alguns desses grupos, como indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.
Agora, nesta terceira edição dos Kits, aprenderão a identificar corretamente mais 12 grupos específicos: famílias ciganas, assentadas pela Reforma Agrária, extrativistas, entre outros.
Conheça os materiais que ajudam a qualificar o
e a melhorar o atendimento às famílias
O Kit Entrevistador
O Kit Entrevistador é composto pelos seguintes materiais: Manual do
Entrevistador
3a EDIÇÃO
Cadastro Único para
Programas Sociais
Manual de preenchimento do formulário suplementar 1
Vinculação a Programas e Serviços
3a EDIÇÃO
Cadastro Único para
Programas Sociais
Caderno de
Atividades
3a EDIÇÃO
Manual do Entrevistador: contém informações acerca do preenchimento dos formulários e orientações para a realização da entrevista de cadastramento.
Manual de Preenchimento do Formulário Suplementar 1: fornece informações para o preenchimento do
Formulário Suplementar 1 – Vinculação a Programas e Serviços.
Caderno de Atividades: