Cacique almir narayamoga suruí
Maior líder do povo Paiter, líder do clã Gamebey, participou do movimento em defesa dos direitos indígenas. Ambientalista, luta pela preservação da cultura e do meio ambiente.
Desenvolveu em conjunto com os pesquisadores da Kanindé a metodologia de Diagnósticos Etnoambientais Participativos e Plano de Gestão de terras indígenas, que vem sendo aplicado em várias terras no Brasil
Juntamente com a Kanindé e Metareilá no ano de 2004, começam a fazer o mapeamento cultural em sua terra, e desta forma fortalece os laços culturais entre seus povos.
Conseguiu iniciar a implantação de um projeto de reflorestamento, com a proposta de recuperar pastos, capoeiras e enriquecer a floresta,adensando-a com espécies florestais retiradas pelos invasores e madeireiros. A parti daí intensificou a sua luta contra os destruidores da floresta, fez denúncias e cobrou do Governo proteção.
Em 2006 foi entrevistado pela revista internacional Smithsoniam e suas idéias e luta extrapolaram muito além dos limites do nosso país.
Foi eleito conselheiro do CNPI - Conselho Nacional de Política Indiginista do Brasil em 2007.
Almir foi agregando á sua luta importantes parceiros nacionais como a Kanindé, IDESAM, ACT Brasil, IEB e FUNBIO e internacionais como Google, Forest Trends, Associação Aquaverde e Grupo Katoomba.
Em 2009 iniciou um relacionamento com o Google, que forneceu aos Surui aparelhos smartphones, fotos e vídeos são armazenados e imediatamente enviados para o Google Earth, os aparelhos pela tribo ajudaram não apenas para criar uma história cultural com histórias de anciãos da tribo no youtube, mas sim para registrar os abusos ambientais e extração ilegal de madeira em suas terras e para mostrar ao mundo o que estava acontecendo ao seu redor mais precioso.
O Cacique espera digitalizar a reserva um dia,eles jpa estão trabalhando no primeiro passo; querem integrar um mapa produzido por eles mesmos de sua floresta no Google Earth, onde as pessoas