CACHOEIRA DE IAUARET

467 palavras 2 páginas
CACHOEIRA DE IAUARETÊ
A Cachoeira de Iauaretê se localiza no rio Uaupés, na região do Alto Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas que está próxima à fronteira com a Colômbia e com a Venezuela e tem uma população composta por índios e descendentes dos primeiros habitantes do Brasil.
O nome Iauaretê, vem da língua nheengatu, a língua geral que os jesuítas ensinaram aos indígenas no início da colonização do Brasil, e significa “cachoeira das onças”.

Existem quatorze etnias presentes nessa região, que são essas 14 – Arapaso, Bará, Barasana, Desana, Karapanã, Kubeo, Makuna, Miriti-tapuya, Pira-tapuya, Siriano, Tariana, Tukano, Tuyuka e Wanano. No distrito de Iauaretê, são aproximadamente 4mil habitantes e no município de São Gabriel da Cachoeira em torno de 26mil habitantes. E para essa população, a cachoeira simboliza uma história muito importante, de guerras, perseguições, sofrimentos e mortes que aconteceu no início da colonização do Brasil.
E esses índios lutaram para que as suas tradições, a história dos seus ancestrais fossem preservadas e assim, foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN.

HISTÓRICO: Sua inscrição foi realizada no dia 10 de Agosto de 2006 e está registrado no Livro de Registro dos Lugares. A Cachoeira do Iauaretê foi o oitavo bem cultural imaterial registrado no Brasil; os sete primeiros foram esses daí a Arte Kusiwa dos índios Wajãpi; o ofício das papeleiras de Goiabeiras; o samba de roda no Recôncavo Baiano; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém; o ofício das baianas de acarajé; a viola de cocho e o jongo.

FREVO

O Frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, ele expressa um protesto político e uma crítica social em forma de música, de dança e de poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e em expressão significativa da diversidade cultural brasileira. Surgiu no final do século 19 em Recife e Olinda, no Estado de

Relacionados