Cachaça
Trabalho não recomendado para homens em depressão
A maioria das pessoas, quando pensa em cachaça, pensa num destilado forte, que desce queimando e aqui no Brasil, não só produz as melhores cachaças como também as mais engraçadas. O povo brasileiro tem centenas de palavras para designar a cachaça: água-de-cana, água-que-passarinho-não bebe, aguardente... Isso pra ficar só em algumas que começam com a letra “a”. Bem, uma coisa e certa cachaça é importante mesmo para o brasileiro.
PRODUÇÃO
A cachaça é produzida a partir da cana-de-açúcar. Esta é cortada e posta numa moenda, onde se extrai o caldo. Durante muitos anos a Cachaça vem sendo armazenada e maturada em frutas, raízes e madeiras naturais, tudo isso em busca do “Blend” perfeito, a combinação que mais satisfaz o nosso paladar. O processo é simples, estas bebidas são armazenadas em barris ou então acondicionadas em recipientes com a madeira e a cachaça leva o seu tempo de maturação, para chegar ao sabor ideal, reforçando a tese de que cachaça boa não é aquela que após destilada já vai para garrafa, ela precisa descansar e maturar. Em alguns casos, donos de fábricas compram o resto da produção e redestilam, Quem já tomou uma pinguinha branca sabe bem. Já as amarelas, muitas vezes não são nem envelhecidas, muito menos armazenadas. Há formas de se conseguir cor e aroma até por meio de uma mistura com serragem de madeiras de envelhecimento.
ARMAZENAMENTO E ENVELHECIMENTO
Após a destilação, a cachaça é armazenada em toneis ou barris como já foi descrito acima, dentro desses barris é colocado amendoim, bálsamo ou carvalho, isso irá depender do produto final desejado.
Quando armazenadas por um período inferior a 12 meses, a cachaça é considerada descansada. Esse processo apenas acentua suas características, não alterando a cor nem o sabor. Já a cachaça envelhecida é armazenada por pelo menos um ano geralmente em barris de 250 litros. O processo de