cacau show
A diversificação é uma estratégia de desenvolvimento de negócio que permite a empresa em linhas de negócio adicionais que são diferentes dos produtos, serviços ou mercados.
Uma das formas de diversificar foi quando sua mãe, Vilma Costa que não época vendia produtos da Avon, Entre cosméticos, lingeries e utensílios domésticos, Vilma resolveu diversificar a atuação produzindo bombons, em 1984. Era o inicio da Cacau Show, porém sem êxito. Mas pouco tempo depois Alexandre retoma a idéia de vender chocolates de porta em porta, aos 17 anos, já havia prosperado e distribuía ovos artesanais e trufas em padarias, lanchonetes e mercados de São Paulo.
A Cacau Show aposta cada vez mais na diversificação de seus canais de venda, adentrando no mercado das Vending Machines. Estas, por sua vez, são instaladas em locais movimentados onde não há lojas da marca nas proximidades.
Uma das vantagens das Vending Machines é a rapidez com que o consumidor pode adquirir e consumir os produtos, sendo mais comumente usadas no setor de alimentação, tem trabalhado em variações de seus produtos e aposta em algumas parcerias para trilhar novas estratégias.
Uma das estratégias foram produzir chocolates com licores de cachaça em parceria com a empresa seleta, onde combinavam variações de sabores, e isso foi um diferencial principalmente em datas comemorativas, uma diversificação interessante que a cacau show realizou foi a uma parceria com a empresa belga Godiva onde a empresa possa produzir seus chocolates no pais.
O grande diferencial de Costa, desde o início, foi a oferta de produtos semelhantes aos vendidos na concorrência, por um quinto do preço. Com isso, a Cacau Show conseguiu atrair os consumidores da classe C.
Alexandre Costa atribui isso a sua capacidade de sair da rotina e prestar atenção no redor. Nos tempos de hoje, é lei criar, recriar, pensar, repensar e fazer os melhores produtos com as melhores qualidade e tecnologias.
Para ele, um