Cacau de Jorge Amado
O resumo da obra apresentado foi utilizado para despertar a curiosidade dos alunos acerca de como a história se desenvolve sem eliminar o prazer da descoberta.
As informações dadas foram estratégias utilizadas com o intuito de aproximar o leitor à obra, já que dessa maneira o aluno irá começar a leitura mais familiarizado com o romance e eliminará algumas dificuldades de interpretação que poderiam surgir durante a leitura se essa apresentação não tivesse sido trabalhada.
Jorge Amado, quinto ocupante da cadeira 23 na Academia Brasileira de Letras, foi jornalista, romancista e memorialísta. Nasceu em Itabuna, BA, no dia 10 de agosto de 1912 e faleceu no dia 06 de agosto de 2001 em Salvador, BA. Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Cursou o secundário em Salvador, onde viveu, livre e misturado com o povo, os anos da adolescência, tomando conhecimento da vida popular que iria marcar fundamentalmente sua obra de romancista.
Cacau é pode ser considerado uma mistura de crítica social com uma auto-biografia, visto que Jorge Amado nasceu na região cacaueira e acompanhou de bem de perto histórias semelhantes com as de seus personagens. A história é quase um retrato fiel do que acontecia nas fazendas de cacau, por conta disso, ao ser lançado, foi apreendido pela polícia.
Nos romances Cacau, Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus, as relações sociais no universo cacaueiro, com os donos da terra, os coronéis e as suas esposas e amantes, os trabalhadores, as meretrizes, os conflitos e tocaias ganham um caráter épico