Cabos
Os cabos são elementos lineares e flexíveis, devido às pequenas dimensões transversais em relação ao seu comprimento. São formados geralmente por uma cordoalha de aço ou corrente metálica, e capazes de resistir a carregamentos externos desenvolvendo somente esforços axiais de tração. Os cabos oferecem resistência nula a qualquer esforço de compressão ou flexão. Pela elevada resistência a tração, os cabos de aço são ideais para cobrir grandes vãos. Funcionam também como elementos construtivos de sistemas planos (pontes suspensas e treliças de cabo) ou sistemas espaciais (redes de cabo).
As redes de cabo possuem comportamento semelhante a estruturas de membranas, sendo que os tecidos de membranas podem ser entendidos como uma rede de cabos de malha muito fina.
Em geral, apesar de ser um elemento básico e simples, os cabos possuem um comportamento estrutural complexo, exigindo um excelente embasamento para o estudo e cálculo de seus esforços.
Os cabos são considerados sistemas estruturais de forma ativa. É uma estrutura flexível com alta resistência a tração. Exemplos de sistemas estruturais de forma ativa: cabo de