Cabos metalicos
É um cabo condutor usado para a transmissão de sinais. Ele recebe tal nome por ser constituído de várias camadas de condutores e isolantes.
O cabo coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores usados em linhas de transmissão, como proteção contra fenômenos da indução, que é causado por interferências elétricas ou mesmo magnéticas externas.
Os cabos coaxiais são utilizados em várias aplicações, desde áudio até linhas de transmissão de alta frequência. A sua velocidade é bastante alta em decorrência da tolerância a ruídos em virtude da malha de proteção existentes nos cabos, podendo atingir velocidade máxima de transmissão de 20 Mb/s.
O cabo coaxial foi inventado pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heaviside, que patenteou o projeto em 1880.
Cabo coaxial tem muitas vantagens sobre o cabo de par trançado, mas também algumas desvantagens. Tem uma grande gama de frequências que lhe permite transportar vários sinais, tornando-a ideal para o uso de muitas operadores de televisão. Cada canal tem também uma maior banda larga que permite o vídeo de alta definição. A blindagem reduz perda de sinal e outras interferências, permitindo um cabo com maiores comprimentos entre amplificadores. No entanto, cabo coaxial é mais caro para instalar, e ele usa uma topologia de rede que está propensa a congestionamentos.
O cabo coaxial é usado para transportar sinais de televisão e também ligar equipamentos de vídeo. Os cabos também podem ser usados para transportar sinais de rádios, conectar receptores, transmissores e antenas. Esse tipo de cabo já foi utilizado para ligar computadores em redes locais (LANS), porém, foi trocado para o par trançado.
Linhas de energia elétrica
A tecnologia BPL (Broadband over Power Line) ou PLC (Power Line Communications) é a tecnologia de comunicação de dados, voz ou imagem que utiliza a rede de energia elétrica como meio de transmissão. O princípio de trafegar outros sistemas pela rede elétrica não é novo, pois há quase