Cabos de Aço
Cabos de Aço
Tipos de Cabos de Aço
6 x 19 - SEALE - 1+9+9
O que caracteriza "SEALE" é um arame central grosso, arames finos em volta e o mesmo número de arames grossos na capa. No Brasil conhece-se uma delas: 1+9+9 (é a do desenho)
O que caracteriza "SEALE" é um arame central grosso, arames finos em volta e o mesmo número de arames grossos na capa.
No Brasil conhece-se uma delas: 1+9+9 (é a do desenho) ainda que existam outras: 1+12+12 e 1+15+15 (em alguns casos o "1" arame central é substituído por "7" também). É o SEALE que tem as maiores diferenças entre os arames.
Os internos por serem bem finos, enferrujam bem rápido. Os da capa, por serem bem grossos, são fortemente solicitados quando dobram em polias. Pois é justamente esse maior diâmetro na capa que faz do SEALE excelente para elevadores, escavadeiras, desmatamento e transporte, pois os arames agüentam melhor o roçar constante. Esse cabo foi e é largamente usado na indústria petrolífera americana. Sua característica é ter na capa, alternadamente, arames grossos e finos. No Brasil, o mais conhecido é o do desenho:
Existe um Warrington 6x13 (1+4+ (4+4) feito por uma empresa, que provou ser excelente para uso rotineiro em que média flexibilidade é exigida.
O Warrington é mais "redondo" dos 6x19 e, pela sua perna "extra maciça" o mais indicado para ser submetido a trancos. Abrasão o mata, pois os arames finos não resistem e se partem.
6x25-FILLER-1+6 (+6) +12
6x19 - FILLER (OU 6X25)
A primeira denominação é européia, a segunda americana. No Brasil adotou-se 6x25. É a construção que tem arames de diâmetro mais parecido. Isso é bom, pois significa melhor resistência à ferrugem. É o mais flexível de todos e indicado para serviços regulares em guinchos, guindastes, etc. passar em polias, tudo quando não houver abrasão ou trancos excessivos. Os arames de enchimento, por serem finos demais, podem enferrujar mais rápido e partir, deixando o cabo "sem consistência".