Caboco
Orientador: Prof.° D.° Roberto de Souza Martins (Roberto.martins@uniminas.br)
Aluno: Wagner Tavares dos Santos - wagner.agroseg@gmail.com
Engenheiro Agrônomo e de Segurança do Trabalho
Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal, avaliar as condições de saúde e segurança no trabalho de operadores de motosserras no corte de eucaliptos na região do noroeste de minas em quatro empresas prestadoras de serviço. A coleta de dados foi realizada nas frentes de trabalho onde estas empresas prestam serviços, nos municípios de João Pinheiro, Lagoa Grande, Brasilandia de Minas, Vazante e Paracatu. O período de coleta foi 07 de julho a 01 de Setembro 2008. Realizou-se uma análise sobre a adaptação destas prestadoras às normas de segurança, principalmente a NR 31, à incidência de acidentes ao tempo médio de experiência na função, à incidência de lombalgia, condições de segurança das maquinas, treinamentos e condições gerais de saúde e segurança nas frentes de trabalho.
Palavras-chave: Segurança do trabalho, motossera.
1. Introdução
O corte de madeiras no sistema semi-mecanizado com, a utilização de motosserras, é o mais difundido no Brasil. Segundo MINETTE, (1996, apud Sant’Anna e Malinovski 1999), existiam cerca de 400.000 operadores de motosserra em atividade no Brasil no ano de 1996. Estes autores realizaram uma pesquisa a respeito da segurança e condições de trabalho dos operadores nas empresas de reflorestamento, que teve como objetivo verificar aspectos técnicos, operacionais, de modo a assegurar a estes trabalhadores condições seguras, confortáveis e saudáveis no seu ambiente de trabalho.
Conseguir mão de obra qualificada é um dos grandes desafios do setor florestal, manter esta mão de obra com baixa rotatividade é ainda mais difícil. Para fazer com que estes trabalhadores permaneçam no campo é